O autismo infantil e a arte

Também conhecido como transtorno do espectro autista, o autismo contém variações em sua intensidade. Geralmente, há três comprometimentos associados a este tipo de transtorno: o primeiro é interação social, advinda da dificuldade da criança de se colocar no lugar do outro, causando seu isolamento; o segundo é o aspecto comportamental, caracterizado por ações repetitivas e estereotipadas; o terceiro é a dificuldade na comunicação, pois a fala tende a ser repetitiva e em algumas pessoas ela nem chega a ser desenvolvida.

O autista pode manifestar outros comportamentos, como agressão e mutilação. Mas é necessário ter em mente que tanto os sintomas quanto a intensidade dos mesmos variam de acordo com cada um.

Hoje, devido à prevalência do transtorno – nos EUA, estima-se que 1 a cada 68 crianças possui autismo -, existem diversas iniciativas visando especificamente estas crianças. Dentre estas iniciativas, o uso das artes como forma de expressão e inclusão é uma das alternativas mais relevantes e que apresentam resultados intensos.

Leia mais sobre o Autismo Infantil e a Arte em nosso Ebook. Acesse aqui.

CTA-Luarttes-Ebook-Autismo-Infantil

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *