A manhã desta sexta-feira (20) foi de cinema para as crianças com deficiência assistidas por instituições de Maceió. A iniciativa de levar a garotada para ver o filme Minions foi da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Diretoria de Direitos Humanos e da Coordenação de Direitos da Pessoa com Deficiência.

“O objetivo é promover a inclusão social através do lazer, já que as famílias têm o cotidiano comprometido quase que exclusivamente com o tratamento das crianças e jovens. Muitas vezes, além da falta de tempo, há ainda barreiras financeiras. Por isso, fizemos uma parceria com o Cine Arte Pajuçara e trouxemos a garotada para assistir ao filme Minions”, disse a coordenadora dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Semas, Analina Calheiros Costa.

Antes da exibição do filme, os organizadores da ação conversaram com as crianças e distribuíram pipocas e refrigerantes. A secretária adjunta de Assistência Social de Maceió, Nadja Braga, participou da sessão e conversou com a garotada sobre o momento de lazer e inclusão. “É muito importante promover a esses meninos e meninas o acesso ao lazer para mudar a rotina de vida e perceber que eles podem ocupar os espaços públicos da cidade como uma sala de cinema, se divertir e conhecer novos amigos”, diz Nadja.

Semas leva crianças e jovens com necessidades especiais ao Cine Arte Pajuçara. Foto: Cícero Rogério/Ascom Semas

Semas leva crianças e jovens com necessidades especiais ao Cine Arte Pajuçara
Foto: Cícero Rogério/Ascom Semas

Quem estava muito empolgado para que o filme começasse foi a Maria Elisângela, de 15 anos. Ela conta que já foi ao cinema outras vezes e gosta muito. “É muito bom estar aqui junto com todo mundo”, disse a adolescente que tem Down.

Outro jovem que estava bastante empolgado era o Alexandro, de 21 anos. Era sua primeira vez no cinema. O amigo dele, Wemerson Jeová, de 20 anos, ajudou com a comunicação durante a entrevista com Alexandro que é autista. Wemerson contou que também foi a primeira vez que foi ao cinema. “É bom estar aqui com as outras pessoas além dos colegas quem a gente convive”.

“É importante participar dessas atividades que são realizadas fora das instituições porque nós conhecemos novos amigos”, disse Gustavo Alves dos Santos, de 20 anos.

Mais de 50 crianças, adolescentes e jovens de assistido pelo Centro Dia (equipamento social da Semas que atende crianças e adolescentes com deficiência) e por outras instituições como a Pestalozzi, Fan-Down e Funcae participaram da sessão de cinema. A próxima sessão está marcada para acontecer no dia 27. Foram convidadas instituições como a Apae, AAPPE, Adefal, Assista e os grupos de crianças e adolescentes dos Serviços de Conviência e Fortalecimento de Vínculos da Semas. Outras informações sobre a ação podem ser obtidas pelo telefone da Coordenação de Direitos da Pessoa com Deficiência pelo número: (82) 3315-7378.

Cícero Rogério/Ascom Semas

Fonte: http://www.maceio.al.gov.br/2017/10/criancas-e-jovens-com-deficiencia-tem-dia-de-lazer-com-sessao-de-cinema/

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *