Iniciativa é promovida este mês pela Câmara Municipal de Paredes e pelo CLDS3G – Horizontes de Inclusão

 Durante o mês de Maio, as crianças e jovens com necessidades educativas especiais nas escolas e IPSS´s do concelho de Paredes estão a ter acesso a sessões de terapia assistida com animais.

A iniciativa está a ser promovida pela Câmara Municipal de Paredes e o CLDS3G – Horizontes de Inclusão, através do Programa Movimento Sénior.

“Depois da reabertura da Sala Snoezelen à comunidade escolar e às IPSS´s do concelho de Paredes, a Câmara Municipal de Paredes e o CLDS3G têm vindo a realizar sessões experimentais de terapia assistida com animais”, explica nota de imprensa.

Segundo a mesma fonte, as sessões têm a duração de 45 minutos e são conduzidas por profissionais especializados da empresa Vinculum Animal e pela Suri (cadela de raça golden retriever), especificamente para crianças, jovens e adultos portadores de deficiência do concelho.

“A Terapia Assistida por Animais é uma prática com critérios específicos, onde o animal é parte principal e integrante do tratamento, e tem como objectivo promover o desenvolvimento social, emocional, físico e cognitivo. Esta terapia pode promover a saúde física através de três mecanismos básicos que incluem: a diminuição da solidão e da depressão, a diminuição da ansiedade e um aumento do estímulo para a prática de exercícios”, refere a autarquia.

Fonte: http://verdadeiroolhar.pt/2016/05/13/criancas-necessidades-especiais-terapia-animais/

 

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *